Como eu sei que tenho um problema com minha TRANSMISSÃO CVT
O que é uma Transmissão CVT?
A Transmissão CVT é um câmbio automático que faz trocas de marchas perfeitamente através de uma gama contínua de relações de transmissão efetivas. Na GF, somos especializados em todos os fabricantes e marcas de transmissões, incluindo as transmissões continuamente variáveis, as CVTs.
Um CVT pode parecer que nunca troca de marcha e, de fato, isto nunca acontece. Atraves do acionamento de uma correia de aço, polias de aço e uma eletrônica sofisticada, todos lubrificados por fluidos especiais, esta transmissão utiliza engenharia de relação variável para manter o motor funcionando no nível mais eficiente e potente possível, sempre no ponto ideal da curva de potência. As transmissões CVT são mais comuns nestas marcas: Nissan, Lexus, Chrysler, Mini Cooper, Subaru, Honda, Toyota, Mitsubishi e veículos menores de muitos outros fabricantes.
A Transmissão CVT é melhor que a Automática?
A maior vantagem do CVT em relação às unidades automáticas ou manuais é sua capacidade de fornecer potência sem troca de marchas ao subir uma ladeira, por exemplo. Como a transmissão CVT opera sem nenhuma engrenagem física, ela possui um número infinito de relações, tornando-a a tecnologia mais eficiente em termos de combustível.
Como sei que tenho um problema com minha transmissão CVT?
Alguns dos defeitos comum ocorrem por falta de manutenção preventiva, dentre eles:
- Fluido de transmissão sujo ou baixo;
- Fluido de transmissão usado muito além do intervalo de manutenção recomendado. Fluido incorreto usado;
- Vá apenas a um provedor de serviços que conheça as necessidades e requisitos de sua transmissão CVT;
- Transmissão de superaquecimento, devido a resfriadores entupidos e/ou fluido antigo;
- Desgaste do corpo da válvula, devido à falta de manutenção do fluido;
- Correia, polias e rolamentos danificados
Os problemas de lubrificação acima podem acionar uma luz de advertência ou luz de verificação do motor – isso pode ser um problema de transmissão.
Dicas de Manutenção de uma Transmissão CVT
A coisa mais importante que você pode fazer para manter a saúde de um CVT é cuidar do fluido da transmissão. Recomendamos seguir a recomendação do fabricante do seu veículo sobre a frequência de para a troca do fluído, filtros e possivelmente alguma limpeza que possa ser necessária. Essas informações, juntamente com o tipo de fluido mais adequado para o seu veículo, estarão no manual do proprietário. Nunca se esqueça: MANUTENÇÃO PREVENTIVA, pode ser a CHAVE para evitar futuros transtornos e prejuízos para você amigo proprietário de mais essa maravilhosa obra da engenharia.