Quando a água entra na transmissão de um veículo, isso significa problemas. Há uma janela de tempo muito pequena para removê-lo antes que ele cause danos catastróficos. Uma vez que a água está lá, é complicado tirá-la porque assim que você liga o carro, a água será puxada para a transmissão. Isso pode levar rapidamente ao acúmulo de ferrugem, expansão, perda de adesivo na embreagem e outros danos eletricos irreversíveis.
Quanto mais tempo a água é conduzida com o fluido contaminado, mais danos ela causa. E não é preciso muito. Apenas uma colher de sopa de água pode causar falha completa em suas peças de transmissão. Para os motoristas de São Paulo, isso pode ser difícil graças às nossas áreas propensas a inundações.
Como a água entra lá, afinal?
Muitas vezes é difícil identificar, mas aqui estão alguns culpados a serem considerados:
Radiador do motor. Há um tanque e uma mangueira separados no radiador para o fluido de transmissão. Eles permitem que o refrigerante retire o calor do fluido da transmissão sem misturar os dois líquidos. Quando ocorre um vazamento, o fluido da transmissão e o líquido de arrefecimento do motor se misturam, causando o travamento da transmissão.
Imersão em águas profundas. Dirigir por grandes poças, chuvas torrenciais ou ficar preso em uma área inundada pode expor a transmissão à água. A melhor chance de evitar uma falha é verificar se há água no fluido da transmissão depois que um veículo estiver em um desses cenários.
Umidade através da vareta. A umidade pode entrar na transmissão se o tubo da vareta for pulverizado com água durante a limpeza do motor. A água drenada da chuva ou de uma lavagem de carros também pode pingar na vareta, onde pode se misturar com o fluido da transmissão.
O que você pode fazer sobre a água em sua transmissão?
A água no fluido de transmissão é altamente destrutiva. A transmissão do seu veículo é composta por peças sensíveis que se deterioram rapidamente quando expostas à água. A contaminação das placas de fricção na transmissão fará com que a transmissão não seja mais capaz de mudar para nenhuma marcha.
Na melhor das hipóteses e isto se e somente se o veículo praticamente não rodou com a água, ou seja você percebeu praticamente no mesmo instante que ouve entrada de água na transmissão e rebocou o carro em seguida, você poderá trocar o fluido da transmissão em uma oficina, mas sempre a troca deverá ser completa até todo o sistema se tornar limpo. Neste cenário a quantidade de óleo normalmente usada na troca completa poderá dobrar.
Cenário intermediário, você precisará de uma limpeza completa no sistema com a transmissão for a do veículo e também no seu conversor de torque, muitas vezes com a substituição de peças que já apresentam desgaste ou substituição da transmissão.
Na pior das hipóteses, a compra de uma nova transmissão na concessionária que muitas vezes ultrapassa o valor de mercado do veículo afetado..
Se você suspeitar que a água está em sua transmissão, você precisa levar seu carro ou caminhão a nossa oficina imediatamente. Mas, não ligue o motor! Em vez disso, reboque seu veículo.