Dicas de como DIRIGIR um AUTOMÓVEL com TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

A grande maioria dos carros novos no mercado hoje só está disponível com transmissão automática. Embora a tecnologia tenha tornado a condução do dia-a-dia consideravelmente mais fácil, também resultou em uma série de mitos. Então, para separar o fato da ficção, aqui estão algumas coisas que você deve e não deve ter em mente se você possui um carro com transmissão automática.

O QUE FAZER?

Usando o tipo apropriado de fluido de transmissão – Se for necessário completar com o fluido de transmissão, usar o tipo certo é essencial. Existem diferentes tipos de fluidos de transmissão disponíveis no mercado. Os mais disponíveis são chamados Mercon e Dexron. Esses dois fluidos são os gerais que vêm com várias variantes. Por isso, é sempre melhor consultar o manual para o tipo ideal de proprietário. É importante usar um tipo de fluido adequado, pois diferentes fluidos têm propriedades diferentes. O fluido errado pode impactar o carro de maneiras como causar pressões irregulares, corrosão ou precipitação, ou obstruções que podem encurtar a vida útil da transmissão.

Verificar o fluido regularmente – O fluido é um líquido responsável por lubrificar a transmissão. O nível de fluido em um nível inadequado é um sinal de possíveis problemas. É essencial reconhecer um vazamento antes para evitar mais danos. A quantidade de fluido deve ser vermelho brilhante e cheiro doce, e a transparência deve ser clara. Caso contrário, é aconselhável que um especialista inspecione o assunto para que não cause problemas no futuro. Os fluidos desempenham um papel importante em todas as facetas do veículo, consistindo em longevidade e economia de combustível. Mantê-los em um nível ajudará o veículo a durar mais e a dirigir melhor. Portanto, é importante e aconselhado que o fluido de transmissão seja verificado regularmente. A função do fluido de transmissão é manter a lubrificação adequada de muitos componentes que estão presentes no interior do veículo.

O QUE NÃO FAZER?

Engatar “P” antes de parar – Ao dirigir um veículo automático, é importante lembrar que deve-se engatar a marcha para estacionar somente quando o carro parar. Isso ocorre porque quando a alavanca de câmbio é engatada enquanto o carro está em movimento, a lingueta de estacionamento pode ficar danificada. Isso impedirá que a transmissão se mova, o que impedirá que o carro se mova para frente ou para trás. Se a luz estiver verde, mudar de P para D exigirá esforço, então é preciso ir R e N antes de colocar a alavanca de câmbio em D. Pode-se engatar inconscientemente a alavanca de câmbio em N ou R ao mover de P para D .

Mudança de marcha quando em movimento – Isso pode levar a um movimento brusco enquanto encontra um equilíbrio adequado entre o motor e a velocidade das marchas. Trocar as marchas com o carro em movimento é um hábito que deve ser quebrado, pois isso pode dificultar a transmissão do carro. Se alguém quiser mudar de D para R ou vice-versa, deve-se esperar que o carro pare de estar em movimento antes de fazê-lo. Não engatar a embreagem ao mover as marchas pode danificar a transmissão do veículo.

Gerson Frias

Proprietário e Consultor Técnico da GF ATF.